Uma Histeria Fazendo Obstáculo a Reabilitação

Denise Martins Dourado

Resumo


O desejo insatisfeito na histérica é muito recorrente, já que tudo o que ela não quer é deparar se com a falta, e o medo de vivenciar a possibilidade de um gozo pleno, uma satisfação absoluta, que a destruiria enquanto sujeito. Diante disto o objeto de estudo foi sobre o desejo insatisfeito da histérica em que obteve-se acesso as informações nos atendimentos clínicos com a paciente. Desta forma, nosso objetivo é explorar que considerações são pautadas pela Psicanálise quanto ao desejo histérico e sua insatisfação, assim como analisar a relação entre a satisfação por meio da insatisfação na histeria, por meio de um estudo de caso. O estudo de caso ocorreu por meio de atendimentos clínicos em uma instituição pública de saúde, utilizando-se da técnica de associação livre. A psicanálise nos aponta a importância entre a articulação da teoria com os casos clínicos, testemunhas ricas em ensinamentos sobre as diversas formas de sofrimento psíquico, além de promover um intercâmbio de experiências entre estudiosos do assunto para melhor compreensão do fenômeno. Foi possível notar-se com o caso que para a histérica, há sempre algo que não satisfaz, um outro desejo que não pode ser satisfeito, levando a mesma sempre a insatisfação, palavra está sendo o chave da compreensão da histérica.


Texto completo:

PDF

Referências


Almeida, L. P., & Atallah, R. M. F. (2009). Clínica a interpretação Psicanalítica e o campo de experimentação.

Arruda Neto, O.P., & Santos, J. W. (2014). Identificação histérica: Estudo de caso de um paciente acometido de estresse atendido em Psicoterapia Psicanalítica. Revista eletrônica de psicologia.

Dias, G. S. (2013). Considerações psicanalíticas sobre a histeria feminina. Ijuí.

Elia, L. F. (2007). O operário e a histérica: dois sujeitos modernos. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro, v.14, n.3, p.823-840, jul.-set.

Figueiredo, A. C. (1997). Vastas confusões e atendimentos imperfeitos: a clínica psicanalítica no ambulatório público. Rio de Janeiro: Relume-Dumará.

Freud, S. (1914) Recordar, repetir e elaborar. In: _______. Cinco lições de psicanálise. Leonardo da Vinci e outros trabalhos, 11 v. Edição standard brasileira das obras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996/1912.

Freud, S. (1912) A dinâmica da transferência. In: _______. Cinco lições de psicanálise. Leonardo da Vinci e outros trabalhos, 11 v. Edição standard brasileira das obras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996/1912.

Freud, S. (1911) Formulações sobre os dois princípios do funcionamento psíquico. In: _______. Cinco lições de psicanálise. Leonardo da Vinci e outros trabalhos, 11 v. Edição standard brasileira das obras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996/1912.

Freud, S. 1893-1895). Estudos sobre histeria. In: _______. Um caso de histeria, três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos, 7 v. Edição standard brasileira das obras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996/1905.

Freud, S. (1905) - "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade". In: _______. Um caso de histeria, três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos, 7 v. Edição standard brasileira das obras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996/1905.

Freud, S. Feminilidade. (2006), In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 22.

Freud, S. (1996/1912). Sobre a tendência universal a depreciação na esfera do amor (contribuições à psicologia do amor II). In: _______. Cinco lições de psicanálise. Leonardo da Vinci e outros trabalhos, 11 v. Edição standard brasileira das obras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1996/1914). Sobre o narcisismo: uma introdução. In: _______. A história do movimento psicanalítico. Artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos, 14 v. Edição standard brasileira das obras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1996/1905). Fragmento da análise de um caso de histeria. In: _______. Um caso de histeria. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos, 7 v. Edição standard brasileira das obras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

Rangel M. B.S. (2008). Histeria e Feminilidade. Dissertação de mestrado. Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro,

Simões, R. B. F. (2007). A recusa histérica à satisfação do desejo. Psicologia para América Latina, v.11, p. 0-0.

Souza, E. M. L. (2009). Especificidade de sintomas na histeria: uma abordagem clínica.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.