A Construção Social na Educação na Visão de Émile Durkheim e Carl Rogers
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a relação da saúde mental na visão da sociologia e psicologia como construção de uma educação reflexiva no processo de ensino. Levando em consideração que a sociologia é uma ciência que estuda a sociedade e a psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A pesquisa trata-se da interface entre saúde, educação e sociologia, considerando o campo de investigação um dos assuntos de extrema importância para o tempo determinado aos estudos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou analisar fontes secundária como livros e artigos sobre a temática em discussão. O estudo teve como base a teoria Funcionalista de Émile Durkheim e a teoria Humanista de Carl Rogers. A conexão entre as ideias dos dois pensadores visa compreender a relevância da saúde mental em termos sociológicos e psicológicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Durkheim, E. (2011). Educação e Sociologia. Petr6polis, RJ: Vozes.
Lima, L. D., Lyra Barbosa, Z. C., & Lamenha Peixoto, S. P. (2018). Teoria humanista: Carl Rogers e a educação. Ciências Humanas e Sociais. 4(3).
Escario, S. (2014). Concepção humanista (Carl Rogers): como recurso de atuação na educação para o trânsito–aprendizagem contextualizada. @ rquivo Brasileiro de Educação, 2(3), 83-95.
Gonçalves, M. C., & Gonçalves, S. F. (2021). Concepção e finalidades da educação na obra educação e sociologia de Émile Durkheim. Humanidades & Inovação, 8(62), 293-305.
Lucena, C. (2010). O pensamento educacional de Émile Durkheim. Revista HISTEDBR On-line, 10(40), 295-305.
Rogers, C. R. (2016) Tornar-se pessoa. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Rogers, C.R. (1985). Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas.
Rogers, C. (1974). A Terapia Centrada no Paciente. Lisboa: Moraes Editores.
Soares, R. A. R., & Weiss, R. A. (2021). A educação como socialização em Émile Durkheim. Revista Espaço Pedagógico, 28(1), 13-33.
Souza, A. P., & de Campos, N. (2016). A concepção de educação de Émile Durkheim e suas interfaces com o ensino. Luminária, 18(02).
Apontamentos
- Não há apontamentos.