Dependência Emocional no Contexto Afetivo: uma Revisão de Literatura

Jessica Oliveira de Paula, Eraldo Carlos Batista

Resumo


O objetivo deste artigo descrever as características da dependência emocional sob a ótica da teoria do apego, afim de compreender suas causas e efeitos na vida do indivíduo. A partir do referencial teórico que discorre sobre a dependência emocional no contexto afetivo optou-se discutir a temática à luz da psicanálise. Para tanto foi realizado por uma revisão de literatura por meio de fontes diversas como artigos científicos indexados em bases de dados, livros e outras fontes. A dependência emocional pode estar associada a situações traumáticas vividas na infância que desencadeia grande sofrimento mental ao indivíduo dependente e também a pessoa que é seu objeto de apego. Os sinais observados através do estudo indicam comportamentos e pensamentos desajustados no dependente que dificulta sua independência emocional, pois sempre está à mercê do outro que é seu objeto de apego. Suas principais características são, medo de ficar sozinho ou ser abandonado, baixa autoestima, submissão, dificuldades de tomar decisões, insatisfação, humor instável. A pessoa que é dependente emocional pode engatilhar um relacionamento após o outro afim de não ficar sozinho pois sente que precisa do outro para ser feliz.


Palavras-chave


Dependente Emocional. Sofrimento mental. Relacionamento.

Texto completo:

PDF

Referências


American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders, fifth edition, text revision. Washington, DC, Associação Psiquiátrica Americana, 2022. Acesso em novembro de 2023.

Brum, Â. (2020). Dependência emocional nas relações conjugais. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado em Psicologia da Universidade Caxias do Sul – UCS.

Bution, D. C., & Wechsler, A. M. (2016). Dependência emocional: uma revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 7(1), 77-102.

CARVALHO, V. S., & FREITAS, T. M. M. (2022). Relacionamento abusivo: o ciclo de aprisionamento e dependência emocional. Facit Business and Technology Journal, 2(36).

Dalbem, J. X., & Dell'Aglio, D. D. (2005). Teoria do apego: bases conceituais e desenvolvimento dos modelos internos de funcionamento. Arquivos brasileiros de psicologia, 57(1), 12-24.

Ramires, V. R. R., & Schneider, M. S. (2010). Revisitando alguns conceitos da teoria do apego: comportamento versus representação? Psicologia: teoria e pesquisa, 26, 25-33.

Santos, T. C. (2020). Dependência emocional nos relacionamentos. Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.