O Psicólogo na Urgência e Emergência Hospitalar

Kassieli Egert Kuster, Ivone Almeida da Silva Dos Reis, Maria Do Socorro Magalhães Ramos Rodrigues da Silva

Resumo


Percebe-se a importância da inserção do profissional da psicologia na equipe de urgência e emergência hospitalar, sendo importante para a adequação do acolhimento e humanização do atendimento e tratamento dos pacientes, levando em conta que nesse cenário surgem emoções e sentimentos que interferem nos cuidados de quem se encontra nesse ambiente. Sendo assim, faz se necessário a presença do psicólogo para trabalhar junto a equipe de saúde visando oferecer um atendimento humanizado e auxiliar o paciente, família e equipe de saúde para que possam viver esse momento com menos sofrimento, objetivando o tratamento e prevenindo novas doenças buscando promover a saúde. Tendo sua prática constantemente direcionada para essas demandas, prezando sempre pela vida, integridade física e psicológica do paciente. Pensando nisso o presente artigo teve como objetivo esclarecer aos leitores, como se dá o trabalho do psicólogo no contexto de urgência e emergência hospitalar e os resultados positivos desta intervenção. 

Palavras-chave


Psicologia hospitalar; urgência e emergência; desafios

Texto completo:

PDF

Referências


APA - Associação Psiquiátrica Americana (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM- V, Porto Alegre: ArtMed.

Azevedo, D., Morais, R., & Marafon, A. (2016). Importância do psicólogo na intervenção da psico-oncologia em mulheres acometidas pelo câncer de mama: I Simpósio científico de práticas em psicologia. Psicologia e Saúde em debate, 2(Supl. 1), 12-15.

Da Silva, T. M., de Jesus Oliveira, C., Mora, E. S., da Silva, E. B., & de Azevedo, C. A. (2021). Psicólogo hospitalar: desafios e possibilidades do manejo frente ao paciente oncológico diante do contexto de pandemia (Covid-19)/Hospital psychologist: challenges and management possibilities in the face of cancer patients in the context of a pandemic context (Covid-19). Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 15(56), 225-240.

De Almeida Modesto, L., Teles, T. A. X., de Freitas Lima, H. C., Tonin, I. M. A., & de Almeida Lins, A. C. A. (2020). A atuação do (a) psicólogo (a) hospitalar na assistência ao paciente crítico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e3649-e3649.

De Baère, T. D., Faustino, A. M., & Miranda, A. F. (2017). A importância da prática interdisciplinar da equipe de saúde nos cuidados paliativos. Revista Longeviver.

Delarmelina, E. L. C., Rocha, P. T. B., & Romão, M. (2017). A Importância Da Atuação Do Psicólogo Hospitalar Na Comunicação De Más Notícias: Uma Revisão Integrativa da Literatura Brasileira. Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED.

Frizzo, C. P. (2019). Possibilidades de atuação da psicologia na atenção à crise em saúde mental na emergência adulto do HU/UFSC.

Faria, S. D. S., & Figuereido, J. D. S. (2017). Aspectos emocionais do luto e da morte em profissionais da equipe de saúde no contexto hospitalar. Psicologia Hospitalar, 15(1), 44-66.

Gonçalves, M. B. (2021). Psicologia hospitalar: contribuições e desafios no tratamento de pacientes com doenças crônicas.

Kübler-Ross, E. (2017). Sobre a morte e o morrer: O que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, relogiosos e aos seus próprios parentes. WWF Martins Fontes.

Moreira, M. C. (2017). Psicólogo intensivista: reflexões sobre a inserção profissional no âmbito hospitalar, formação e prática profissional. Trends in Psychology, 25, 1225-1239.

Nuevo, A. L. G., & Rocha, T. C. (2021). O que pode a psicologia hospitalar diante da morte encefálica na uti: um relato de experiência. REVISTA CIENTÍFICA DA ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA DE GOIÁS" CÂNDIDO SANTIAGO", 7, e7000037-e7000037.

Peres, C. A., da Silva, J. B., Júnior, G. A., & de Oliveira, V. C. (2019). URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: uma possibilidade de acolhimento psicológico e escuta psicanalítica. Psicologia e Saúde em debate, 5(Suppl. 2), 69-69.

Rios, S. B. F., & Marques, G. H. (2021). ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NO CUIDADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO MENTAL NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Psicologia em Foco, 13(18), 42-59.

SILVA, C., Almeida, M. L., Brito, S. S., & Moscon, D. C. B. (2017). Os desafios que os psicólogos hospitalares encontram ao longo de sua atuação. Rev Científica Unifacs, Salvador, 16.

Vieira, A. G., & Waischunng, C. D. (2018). A atuação do psicólogo hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva: a atenção prestada ao paciente, familiares e equipe, uma revisão da literatura. Revista da SBPH, 21(1), 132-153.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.