Diretrizes para Autores
Artigo: deve ser inédito e não encaminhado à avaliação simultânea em outro periódico.
Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
Margem: Superior – 3 cm; inferior – 2 cm; esquerda – 3 cm; direita – 2 cm.
Parágrafo: espaçamento: nenhum; entre linhas: 1,5; alinhamento justificado.
Tabulação: 1,25 da margem
Numeração de páginas: (sem numeração)
Número de folhas: mínimo de 10 e máximo de 16 folhas A4.
DISPOSIÇÃO DO TEXTO:
Somente serão aceitos para publicação artigos com o formato descrito abaixo:
Título
Título centralizado, em negrito, em caixa alta;
Linha em branco.
Identificação do autor
Nome do(s) autor(es), à direita, acompanhado de chamada numérica para nota de rodapé, contendo sua titulação, filiação institucional e endereço eletrônico.
Linha em branco.
Resumo e palavras-chave: resumo de 100 - 150 palavras, em português, seguido de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto, na língua em que o artigo foi escrito, digitado em espaço simples, sem tabulação.
Linha em Branco
Título em inglês
Linha em branco.
Abstract. Seguido de Keywords (3 a 5 palavras, separadas por ponto).
Linha em branco.
Corpo do artigo. (Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações finais)
Linha em branco.
Referências: apenas as obras mencionadas no texto, ao final do trabalho, em ordem alfabética, alinhadas à margem esquerda, digitadas em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples (NBR 6023).
Ilustrações: (desenhos, esquemas, figuras, fotografias, fluxogramas, gráficos, quadros, mapas e outros) a identificação deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designada, número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título, dispensando consulta ao texto da fonte original. A fonte deve ser localizada na parte inferior da figura, em tamanho de letra 10, caixa baixa e alinhada à margem esquerda.
Tabelas: As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE (2003); têm numeração independente e consecutiva, e o título deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos; letra tamanho 10, caixa alta e sem grifo. A fonte deve ser localizada na parte inferior da tabela, em tamanho de letra 10, caixa baixa e alinhada à margem esquerda.
Notas de rodapé: evitar utilização ao máximo, limitando-se, quando preciso, a notas explicativas; não usar para citações.
Citações: literais, com mais de 3 linhas, em parágrafo recuado (4 cm), em espaço simples, fonte 10, seguidas de parêntese, contendo o sobrenome do autor do referido texto em letras maiúsculas, ano de publicação e página do texto citado. Citações diretas com menos de 3 linhas: incorporadas ao texto, entre aspas (NBR – 10520/2002).
Referências: observar a NBR – 6023/2002 da ABNT:
Livros: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo, edição. Local: Editora, data.
Artigos em periódicos: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do artigo. Nome do periódico: local da publicação, volume (v.), n. dos fascículos (n.), páginas inicial e final do artigo (p.), mês abreviado, ano de publicação.
Dissertações e teses: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Data da defesa. N. de páginas ou folhas. Categoria (grau e área de concentração). Instituição, local, ano.
Referência a documentos em meio eletrônico: mesmo procedimento, acrescentando: Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia, mês (abreviado), ano. Ex: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo, edição. Tradução. Local: Editora, data. n°. páginas ou volumes (série, n°. ou volume). Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês ano.
Referências do texto: Ao se fazer referências a trabalhos de um ou mais autores mencionam-se somente seus respectivos sobrenomes. Seguem exemplos de como o autor do manuscrito proposto deve fazer citações no corpo do trabalho:
a) Um só autor: Batista (2014) ou (BATISTA, 2014);
b) Dois autores: Batista e Ferreira (2015) ou (BATISTA; FERREIRA, 2015);
c) Três autores: Batista, Ferreira e Silva (2013) ou (BATISTA; FERREIRA; SILVA, 2013);
d) Mais de três autores: mencionar o sobrenome do primeiro seguido de et al.: Batista et al. (2015) ou (BATISTA et al., 2015).
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Os manuscritos encaminhados para análise são submetidos a uma primeira etapa, pela Comissão Editorial, que leva em consideração a observância do atendimento das normas editoriais, coerência interna do texto, pertinência do conteúdo do texto à linha editorial do periódico e contribuição para a inovação do conhecimento na área. O resultado dessa análise indica continuação do material no processo de avaliação ou recusa. Manuscritos encaminhados fora das normas são recusados sem análise do seu conteúdo.
Uma vez aprovados na etapa preliminar, os manuscritos são encaminhados para apreciação do seu conteúdo por dois avaliadores. Os pareceres encaminhados pelos consultores são analisados pela Comissão Editorial que atenta para o cumprimento das normas de publicação, conteúdo e pertinência. Após todo esse processo, os manuscritos são enviados aos autores com indicação de aceitação, reformulação ou recusa. Em caso de reformulação, cabe à Comissão Editorial o acompanhamento das alterações.
OBSERVAÇÃO:
As pesquisas que envolvem seres humanos, obrigatoriamente, devem explicitar no corpo do trabalho o atendimento às normas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde - CNS, ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa. Para pesquisas realizadas no Brasil indicar o número de aprovação emitido por Comitê de Ética, devidamente reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Além disso, o comprovante de aprovação do Comitê de Ética deve ser encaminhado como documento suplementar no processo de submissão do manuscrito.