curl err: Could not resolve host: 13cf3de235d7405dbeee0187511a2048.xyz Desafios da Assistência Social no Enfrentamento da Covid-19: Relato de Experiência | Baccelli | Revista Enfermagem e Saúde Coletiva - REVESC

Desafios da Assistência Social no Enfrentamento da Covid-19: Relato de Experiência

Marcela Silva Baccelli, Maria Letícia Marcondes Coelho Oliveira, Patrícia Ayres

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições do terceiro setor para o enfrentamento da Covid-19, por meio de um relato de experiência do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O estudo justifica-se pela consideração de que com a pandemia o atendimento à população em estado de vulnerabilidade é apresentado como serviço essencial que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população. A pesquisa de delineamento qualitativo foi desenvolvida por meio do relato de experiência das atividades desenvolvidas numa Organização não governamental, localizada na Baixada Santista. O trabalho desenvolvido com a população atendida entre março e julho de 2020, objetivou acolher, orientar à população a respeito do acesso aos serviços públicos, oferecer informações oficiais sobre a doença e sua prevenção, e viabilizar o acesso aos programas, serviços e benefícios sociais. Assim, percebeu-se que o espaço representou um importante local de garantia dos direitos sociais, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. CAPACITA SUAS. Volume 1. 2008.

Brasil. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 20. ed. Brasília, 2003.

Brasil. Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Brasília, 1993.

Brasil. Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Nacional. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília, 2004.

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social. Concepção de convivência e fortalecimento de vínculos – Brasília, DF. 2017.

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, DF. 2009.

Brasil. Ministério da Saúde. (2020a). Plano de contingência nacional para infecção humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV: Centro de operações de emergências em saúde pública (COE-nCoV). Ministério da Saúde, Brasília.

Brooks, S. K. et al. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: Rapid review of the evidence. The Lancet, 395(102227), 912-20.

Gil, A. C. (2009). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Matumoto, S. (1998). O acolhimento: um estudo sobre seus componentes e sua produção em uma unidade da rede básica de serviços de saúde. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP, Ribeirão Preto, 1998.

Silva, B. E. D. et al. (2018). A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica. ID on line Revista de Psicologia, 12(40), 199-213.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.