Transtorno de Espectro Autista (TEA) Durante a Pandemia da Covid-19 Aspectos Negativos, Desafios Rotineiros e Alternativas Para Seus Cuidados

Rosinéia de Jesus de Paula

Resumo


RESUMO

Independente da negativa quanto a dificuldade do ensino em casa (remoto), o ambiente familiar ainda se configura de suma importância para com o estímulo e novas habilidades a serem adquiridas e desenvolvidas pelas crianças com TEA, podendo ajudar na diminuição dos efeitos de estresse e ansiedade. O trabalho a ser apresentado, trata-se de uma leitura bibliográfica de artigos, documentos, quanto as negativas trazidas decorrentes do covid-19 ao acompanhamento psicoterapêutico, mais especificamente para crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), compreendendo estas causas negativas, principalmente para com as famílias no que se apresenta ao desenvolvimento educacional e afetivo, durante o isolamento social. Se faz necessário, sempre buscar alternativas que garantam àqueles com necessidades especiais as adaptações necessárias para viabilizar as melhores condições de convívio social, psicopedagógico e principalmente familiar.


Palavras-chave


Atividades lúdicas. Covid-19. Isolamento Social. Psicopedagogia. Transtorno de Espectro Autista.

Texto completo:

PDF

Referências


American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed.

Andrade, M. (2020). Sobre o Novo normal. Revista Autismo, São Paulo, (9), p. 29.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2020). Parecer n. 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Conselho Pleno/Conselho Nacional de Educação (CP/CNE).

Camargo, S. P. H., & Bosa, C. A. (2009). Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & sociedade, (21), 65-74.

Conselho federal de Enfermagem (COFEN). Orientações às famílias de crianças e adolescentes com autismo em tempos de coronavírus.

Júnior, F. P. (2020). Como o novo coronavírus impactou a vida e o mundo no universo do autismo. Revista Autismo, São Paulo, (9), p. 16-28, junho/julho/agosto,

Morais, R. M. (2020). Estresse parental e transtorno do espectro do autismo. Revista Autismo, São Paulo, (9), p. 10-13.

Organização Mundial da Saúde (OMS). COVID-19 Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional (PHEIC). Fórum global de pesquisa e inovação.

Porfírio, F. (2020). Isolamento social. Mundo Educação. Uol. [2019.

Singh, K., & Zimmerman, A. W. (2015, June). Sleep in autism spectrum disorder and attention deficit hyperactivity disorder. In Seminars in pediatric neurology (22),2, p. 113-125.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.